quinta-feira, 28 de setembro de 2006

LOGAN BREAK - SALÃO DE PARIS

Após muita especulação entre a imprensa francesa, eis que a montadora francesa Renault traz ao Salão do Automóvel de Paris, o LOGAN Break, com 7 lugares e um enorme porta malas.

O laboratório de desenvolvimento Eletrônico da Volkswagen em Palo Alto Califórnia – EUA, injetou sistemas eletrônicos de última geração neste modelo DELUXE 1964 – Chamado de “Chameleon Concept”.

A primeira alteração veio no motor de: a combustão para: movida à energia elétrica fornecida por baterias de polímeros de lítio, proporcionando uma autonomia de 160 quilômetros . De acordo com a VW americana é o suficiente para os surfistas chegarem até as praias perfeitas para a prática do esporte. Nos EUA a Kombi ganhou fama por ser o carro preferido por hippies e surfistas.

Esta versão é a primeira que reúne painéis solares no teto ao lado de racks para pranchas de surfe. Geram energia suficiente para alimentar todos os dispositivos elétricos do carro.

Surpresas internas tais como: Painel de intrumentos digital no centro do volante, áudio com qualidade de som digital, acessórios controlados por toque ou comando de voz e sistema de entretenimento para os passageiros dos bancos traseiros.

A Kombi por fora conta com: câmeras para auxiliar em manobras, e sistema de ignição que dispensa a famosa chave.

A base deste desenvolvimento foi o tema “Hidden Technologies” ou Tecnologias Ocultas por isso manteve seu visual original.



Audi revela o R8

Ontem em Paris, a Audi apresentou a convidados e à imprensa o R8, esportivo nos moldes de modelos da Porsche.

Baseado no Le Mans, revelado há 3 anos, no Salão de Frankfurt, o carro traz desenho bem semelhante ao do protótipo que lhe deu inspiração.

A dianteira destaca a entrada de ar trapezoidal, circundada por duas grandes entradas de ar trapezoidais.

Os faróis pequenos, com LEDs no lugar de lâmpadas, contam com o que há de mais moderno na iluminação automotiva atual.



Renault mostra conceito Koleos

Renault apresenta o protótipo de Koleos que de acordo com a montadora promete atrair a atenção dos visitantes do estande da Renault no Salão de Paris. O evento, que abre suas portas para o público neste sábado (30), recebeu ontem (27) e receberá hoje, no Pavilhão Paris Expo, jornalistas especializados do mundo inteiro. De acordo com a montadora, o desenho do Koleos inspirará futuros veículos 4x4 que a marca deve lançar nos próximos anos. O Koleos foi desenvolvido por engenheiros da Renault em parceria com o Centro de Design Renault Samsung Motors, situado na Coréia.



Nissan testa de novo sistema de direção

A Nissan está desenvolvendo um novo sistema de direção inteligente. De acordo com o fabricante, essa tecnologia tem como objetivo reduzir acidentes e auxiliar o motorista com rotas alternativas de trânsito. Cerca de 10 mil clientes da marca participarão dos testes, que começam a partir do mês que vem e devem se prolongar até março de 2009.

O novo sistema informa, por meio de avisos sonoros e sinalização por uma tela de navegação, a aproximação de carros vindo pelo ponto-cego do motorista. O dispositivo também avisa sobre a melhor a rota a ser seguida com base em dados de congestionamento e na distância até o destino. Além disso, o motorista é alertado, por meio de um sinal vermelho no painel, sobre a aproximação de um carro em alta velocidade.

Com base nos resultados desses testes, a montadora espera equipar o sistema em seus carros, primeiramente no Japão. Com o uso da direção inteligente a Nissan acredita que haverá uma redução de 50% nos acidentes com vítimas graves ou fatais até 2015.

Espero que realmente seja alcançado este objetivo.

Mercedes completa hoje 50 anos de Brasil

Há 50 anos, em 28 de setembro de 1956, a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), era inaugurada em solenidade com a presença do presidente Juscelino Kubitschek.

Brasil fora dos cortes da Peugeot Citröen

A fábrica do grupo francês PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ) deverá passar ao largo do plano de demissões anunciado anteontem pela matriz. Segundo a subsidiária brasileira da montadora, que projeta alcançar o equilíbrio financeiro este ano, não há previsão de demissões no País e os planos para o Mercosul, onde também atua com outra unidade, na Argentina, estão mantidos. Incluem o lançamento de seis novos modelos na região até 2009.

Ford pode ser opção para a Renault

O presidente das fabricantes de automóveis Renault e Nissan, Carlos Ghosn, disse ontem que continuará a procurar uma parceria nos Estados Unidos se as negociações com a General Motors fracassarem. Com isso, ele alimentou as notícias de eventuais conversas com a Ford.

O comentário de Ghosn foi feito horas depois de ele ter se reunido com o presidente da GM, Rick Wagoner. Foi a primeira reunião entre os dois desde que as companhias iniciaram formalmente as conversas para uma aliança tríplice.

O resultado dessa reunião, realizado na sede da Renault, foi um comunicado em que as empresas dizem que continuam a explorar “potenciais oportunidades de uma aliança industrial”. As negociações entre as equipes formadas para discutir a parceria devem se estender até meados de outubro.

Mais tarde, em uma conferência que precedeu a abertura do Salão do Automóvel de Paris, Ghosn disse que a inclusão de um parceiro americano “faz sentido” para a aliança Renault-Nissan, que começou em 1999.

Recentemente, porém, executivos da GM mostraram dúvidas em relação à validade da parceria entre a Renault e a Nissan. A GM, que teve prejuízo de US$ 10,6 bilhões no ano passado, está no meio de uma reestruturação que, a empresa acredita, pode torná-la novamente competitiva.

Loucura, Loucura, Loucura

Isso, mesmo.... é uma tremenda loucura.... bom, recebí de um amigo estas fotos e achei interessante compartilhar com vocês.

Não sabemos a origem mas pela placa do veículo o cidadão da foto e mentor da loucura é americano. Vejam :








NOVO PRESIDENTE DA AUDI BRASIL


Andreas Deges será o novo presidente da Audi Brasil a partir do dia 1° de novembro. Ele sucede Daniel Buteler, que deixou o cargo, desde 2000, Deges ocupou cargos de chefia na Audi Ásia Pacífico (Cingapura) e na Audi China (Pequim), obtendo experiência externa na comercialização e vendas da Audi. Ele iniciou sua carreira na Audi em 1997 como diretor de Marketing & PR na República Popular da China. Anteriormente Deges havia exercido funções de chefia nas áreas de vendas e marketing da Procter & Gamble, na Alemanha. Fonte : Interpress Motor

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Daniel Buteler não é mais o presidente da Audi Brasil


A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa, que não forneceu mais detalhes.
Buteler estava no cargo havia pouco mais de um ano, desde que o grupo Senna, sócio da Audi AG na empresa, deixou a sociedade. Até então ele era gerente de planejamento de marketing da Volkswagen.
Antes já trabalhou em outras empresas do setor automobilístico, como General Motors e Daihatsu. Segundo informações do mercado, o executivo não vinha se entendendo bem com a rede de concessionários, que nos últimos três anos encolheu de 41 para 27 lojas.
No dia 31 de agosto, ele lançou no país os importados A3, A3 Sportback e o utilitário esportivo Q7. A data marcou o fim da produção do A3 brasileiro. Que pena !

E o FLEX continua crescendo ......

Com 60.782 emplacamentos na primeira quinzena deste mês, os automóveis bicombustíveis aumentaram sua participação de mercado para 78,82%, um acréscimo de 2,91% em relação ao mesmo período em agosto (58.638 – 75,91%).

Toyota sorteia ingressos para o GP Brasil de F1

Visando divulgar a Série S, edição limitada do Corolla e da Fielder, carros oficiais da montadora no GP Brasil, a montadora lançou a promoção :

"Concurso Cultural Torcida VIP Toyota" que será realizada em todas as concessionárias até o dia 10 de Outubro.

Para participar, basta responder à pergunta: “Que emoção ser o centro das atenções desperta em você?”.

As 150 melhores frases serão escolhidas por uma banca julgadora e premiadas com um par de convites e um Kit Torcedor para assistir ao Grande Prêmio de F1 na Torcida VIP da Toyota, no dia 22 de outubro - Autódromo de Interlagos, SP.

Mais informações sobre no site: www.torcidaviptoyota.com.br.

Carro Chinês Reprovado pelos internautas


De acordo com o site Carsale que realizou uma enquente com os internautas brasileiros com a seguinte questão :

"Você compraria um carro fabricado na China?". De acordo com a pesquisa, 54,91% do total de votos (2.269 cliques), ou seja, 1.246 participantes, escolheram a opção "não". Já 1.023 internautas, ou 45,09% dos acessos, consideraram os veículos chineses como opção de compra.
A possibilidade de o mercado brasileiro receber automóveis importados da China vem ganhando força nos últimos meses por causa da crescente demanda por modelos compactos e populares.
A fabricante Chery pretende apresentar ao consumidor brasileiro o pequeno QQ, um modelo de dimensões reduzidas e motor 0,8 vendido na China por cerca de US$ 6 mil.

Vectra para "Los Hermanos"

Após 1 ano do lançamento da terceira geração do Vectra no Brasil, a Chevrolet inicia a comercialização do sedã na Argentina.
O modelo, que é fabricado em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, desembarca no mercado argentino para competir com o Renault Mégane, o Toyota Corolla e o Peugeot 307.
Lá, ele passa a ser vendido com motor 2.4 de 150 cavalos, a gasolina, o mesmo utilizado pelo Astra GSi.
Por aqui, o propulsor 2.4 é bicombustível - aceita álcool e gasolina e a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção - e rende 146 cv de potência. Tanto a versão argentina quanto a brasileira aceleram de 0 a 100 km/h em 10 segundos, mas a que começa a ser vendida no páis vizinho atinge 205 km/h de velocidade máxima, 4 km/h a mais que o modelo produzido por aqui.
Na Argentina, o Vectra é oferecido em três níveis de acabamento: GLS, CD e CD, com câmbio automático - no Brasil, a denominação para a motorização 2.4 é Elite. Todos contam com ABS, freios a disco nas quatro rodas, duplo airbag, climatizador automático e aparelho de som com MP3 player. A versão CD possui rodas de liga leve de 17 polegadas e teto solar elétrico.
Para levar um exemplar do sedã para casa, os argentinos têm de desembolsar 65.900 pesos (R$ 47,2 mil) pela versão GLS, 75.332 pesos (R$ 54 mil), pela versão CD, e 80.500 pesos (R$ 57,7 mil), pela CD automático.

Prisma - o novo Sedan da General Motors


Chevrolet divulgou hoje a primeira foto do Prisma, novo sedan da marca que fará sua estréia oficial no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, do dia 19 a 20 de outubro, no Anhembi.
O modelo vem equipado com motor 1.4 de 97 cv de potência a álcool e 89 cv, a gasolina; torque máximo de 12,9 kgfm a 3.200 rpm, a álcool, e 12,4 kgfm a 3.200 rpm, a gasolina.

domingo, 24 de setembro de 2006

GM não deverá ter aporte da Renault e da Nissan

A Renault SA e a Nissan Motor Co. não deverão comprar uma participação na General Motors Corp., segundo fontes familiarizadas com as negociações em curso entre as empresas com vistas à formação de uma aliança. O investidor da GM Kirk Kerkorian iniciou as conversações em junho, depois de a montadora americana ter registrado sua mais extensa série de prejuízos trimestrais desde 1992 e de sua participação de mercado nos Estados Unidos ter caído a um nível recorde de baixa dos últimos 80 anos. A maior parte de uma potencial cooperação se concentra em projetos isolados, no valor de cerca de US$ 150 milhões a US$ 300 milhões cada um. Eles não configuram uma aliança ampla que faria com que a Renault e a Nissan assumissem uma participação na GM, disseram essas pessoas, que preferiram não ser citadas nominalmente. "Não acredito que saia algo dessas conversações", disse John Casesa, diretor executivo da Casesa Strategic Advisors de Nova York, referindo-se a uma possível aliança. "Pode haver alguns projetos a título de saída honrosa, mas não sei se isso vai acontecer".Uma parceria sem controle acionário não atenderia à meta de Kerkorian. Em carta ao principal executivo da GM, Rick Wagoner, Kerkorian disse que as montadoras japonesa e francesa, ambas administradas por Carlos Ghosn, mostravam-se receptivas à idéia de comprar "uma participação minoritária significativa" na GM para ajudar a montadora de Detroit a reduzir os custos.
fonte: Bloomberg - USA

GM FECHA ACORDO

Os funcionários da fábrica da General Motors do Brasil, de São José dos Campos (SP), aprovaram o fim da greve na montadora. A unidade ficou sem produção na última terça-feira, mas as negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos local e a direção da montadora evoluíram e o movimento foi suspenso.
A proposta é de reajuste salarial em 5,47%, a mesma feita pela empresa nas reuniões passadas. Ela será paga em duas etapas. A primeira de 4,19% a partir de outubro e a última, de 1,23%, em janeiro de 2007.
Os 9,5 mil empregados ainda terão um abono de R$ 700,00 a ser pago no dia 2 de outubro. Nos últimos dias o Sindicato dos Metalúrgicos reduziu o valor da reivindicação de 13,8% de aumento real para 7%.
A contraproposta apresentada pela GM foi de 5,47% de aumento e R$ 400,00 de abono salarial. As direções de ambas as entidades se reuniram entre terça e quarta-feira para chegar num acordo. Mais de 1,5 mil veículos deixaram de ser produzidos nas três paralisações ocorridas num período de uma semana.
Essa fábrica da General Motors produz os modelos Corsa, Meriva, Zafira, Blazer e a S-10. Segundo a direção do sindicato, o acordo prevê outros benefícios. Entre eles a estabilidade no emprego até 31 de março de 2007, o congelamento dos reajustes do transporte, adicional noturno de 30% - um índice superior à lei atual. Além de um aumento no auxílio creche, a manutenção de todos as cláusulas sociais do último dissídio coletivo e o treinamento e contratação de 40 portadores de deficiência auditiva. "Rompemos o cerco"A assembléia aprovou a proposta por ampla maioria, com 95% dos votos. Para o dirigente sindical, Vivaldo Moreira, essa foi uma vitória contra o acordo firmado entre a CUT e a Força Sindical com as montadoras no ano passado. "Rompemos o cerco promovido pelas outras montadoras do estado e pelos sindicatos da CUT e Força Sindical, conquistando um reajuste maior", avaliou. A fábrica da GM do Vale do Paraíba é um reduto do partido de extrema esquerda PSTU, que se opõe ao governo federal e as ações da CUT. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos é um dos fundadores da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). Este ano a nova entidade desenvolveu as campanhas salariais junto com os sindicatos de Campinas, Limeira e Santos.
(Gazeta Mercantil/Cristina Rios e Júlio Ottoboni)

Volkswagen do Brasil terá novo presidente em janeiro de 2007

O presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, deixará o comando da empresa em 31 de dezembro. O anúncio pode ser oficializado segunda-feira pela matriz alemã, que também divulgará seu sucessor. Aos 61 anos, ele vai se aposentar.
O alemão Maergner está no grupo Volkswagen há 42 anos. Antes de assumir a filial brasileira, em janeiro de 2004, dirigiu a unidade da África do Sul, país onde escolheu viver após a aposentadoria, junto com a esposa brasileira que conheceu aqui.Engenheiro de formação, o executivo é especialista em corte de custos. Por isso a matriz o designou para o Brasil, terceiro maior mercado do grupo, mas com prejuízos há oito anos.Maergner substitui Paul Fleming, que ficou no País pouco mais de um ano. Fleming foi o sucessor de Hebert Demel, que saiu sem prestígio depois que a matriz, passando por cima da negociação que ele conduzia no País, fechou com o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Marinho, o acordo que deu estabilidade de cinco anos aos trabalhadores da Anchieta a partir de 2001.“A Volks tem trocado muito rapidamente seu comando no Brasil nos últimos períodos; nunca sabemos o que vem pela frente”, reagiu José Lopez Feijóo, presidente do sindicato.Maergner chegou ao País com fama de durão. Logo depois de tomar posse, mandou recado aos metalúrgicos do ABC, considerada a categoria mais mobilizada do País. Avisou que o acordo de estabilidade, que vence em 21 de novembro, não seria renovado. “Só sobre o meu cadáver”, disse na época à imprensa alemã.Na semana passada, ao participar de evento de apresentação do novo Polo, dois dias antes da assembléia que definiria o futuro da Anchieta, Maergner reafirmou que o Brasil perdeu competitividade por causa da política cambial.
A Volks exportava 42% de sua produção e deve reduzir essa participação para 32% este ano. Para reduzir custos, Maergner já conseguiu acordos de reestruturação no ABC e em Taubaté. Falta negociar com os funcionários do Paraná, tarefa que ficará para seu sucessor. Até 2008, o grupo vai cortar 6 mil postos, dos 24 mil atuais. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)

206 OFF ROAD

Depois de Fiat e Volkswagen é a vez da francesa Peugeot lançar sua versão "off road" baseado na versão station wagon.











Aos amantes do bom e velho Golf

Na Europa o Golf já está há algum tempo na chamada quinta geração. Aqui, onde existe como nacional, fabricado em São José dos Pinhais (PR) desde o final dos anos 90, está uma "encarnação" atrás. Como não foi possível reformulá-lo, o jeito é usar a criatividade para vendê-lo como um automóvel diferenciado. Atributos para tal não lhe faltam, mas o consumidor é ávido por novidades.










Ford divulga protótipo do novo Mondeo






O modelo será apresentado ainda como conceito no Salão de Paris, que começa no próximo dia 30, na França. Contudo a versão comercial, que chegará em 2007, terá poucas diferenças. O Mondeo Concept, mostrado na versão perua, exibe traços semelhantes aos dos últimos Ford, como o S-Max e a nova Galaxy. Os faróis são espichados, e a grade e as entradas de ar do pára-choque, bastante amplas. Os pára-lamas são mais baixos do que o capô.

domingo, 17 de setembro de 2006

C4 VTR - Será que cairá no gosto dos brasileiros ?





Alguns dizem que será a solução e o afago aos amantes do A3 que não será mais produzido no Brasil, mas há quem duvide .


Com designer moderno e futurista, será importado da França e chegará ao mercado Brasileiro por R$ 69.800 e traz uma série de inovações.

Oferecido apenas na configuração de duas portas, e somente nas cores , vermelho / preto e prata, esse representante francês no segmento médio (onde estão também Chevrolet Astra, Fiat Stilo, Volkswagen Golf e Ford Focus) traz uma série de inovações, como o volante com comandos centrais fixos (em vez de girar com o aro, a parte central fica parada) e o display central translúcido. “Essa forma torna possível colocar inúmeras opções de comandos e oferecer um airbag maior”, afirma Sergio Habib, presidente da Citroën do Brasil.

Os comandos de volante estão divididos em quatro zonas: funções do rádio (no alto, à direita), do computador de bordo (embaixo, à direita), do limitador e do controlador de velocidade (no alto, à esquerda) e o “black panel” ou o comando de reciclagem do ar (embaixo, à esquerda). Demais funções, como a seta e o limpador de pára-brisa, foram mantidas nas posições padrão.

NOVO POLO . CÓPIA DO EUROPEU ?

A Volkswagen apresentou o novo Polo nas versões hatchback (sem porta-malas saliente) e Sedan. Nacional, o modelo ficou praticamente idêntico ao comercializado na Europa.
Na versão hatch as lanternas traseiras foram redesenhadas, contendo os mesmo elementos circulares que integram os faróis. Além disso, ele cresceu 19 mm no comprimento. Já o modelo Sedan, além de novas lanternas, também recebeu um spoiler integrado à tampa do porta-malas.
As duas versões ficaram com um ar mais moderno e esportivo, assemelhando-se aos carros de luxo da marca, como os seus “irmãos maiores” Jetta e Passat.
Fora isso, os motores continuam os mesmos: o 1.6 bicombustível, que rende até 103 cv (cavalos) quando abastecido com álcool e o 2.0 alimentado somente a gasolina, que gera uma potência máxima de 116 cv. Outra boa notícia para os consumidores se refere à economia e combustível.
Segundo dados da Volkswagen, com a motorização 1.6, o modelo faz 11,9 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada com álcool, e 8 km/l e 11,3 km/l com gasolina, respectivamente. Na versão 2.0 os valores são 10,8 km/l no percurso urbano e 15,8 km/l no rodoviário.