Quando falava da ampliação da fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a GM cogitava produzir ali mais dois modelos além do Celta. O primeiro, segundo as especulações do mercado, seria um sedã. Como o leitor já sabe, este mês foi apresentado o Prisma, o Celta sedã.
O outro carro seria um utilitário esportivo pequeno, que viria para disputar mercado com o Ford EcoSport, que hoje reina sozinho em seu segmento. Pois eis que, no Salão do Automóvel deste ano, a Chevrolet mostra um “exercício de design”, o Prisma Y.
E o que é o Prisma Y?
Nada menos que um utilitário esportivo pequeno, feito sobre a plataforma do Celta/Prisma.
A Chevrolet não divulgou informações técnicas sobre o carrinho, como vão livre, motorização, espaço interno e outras pistas do tipo, mas informa que o porta-malas foi privilegiado, sendo maior que o do Prisma (de 439 l) para favorecer a prática de todo tipo de esporte, de surf a bicicleta.
Não é segredo que, apesar de parrudo, o EcoSport não oferece um porta-malas lá muito razoável (apenas 292 l, pouco maior que o de um VW Gol ou que o do Fiat Palio).
Já seria uma vantagem da GM. Os pneus são de aro 16” e, pelas fotos, nota-se uma boa altura em relação ao solo. Nada exagerado, como os escapes duplos na traseira, típicos de carros equipados com motores em “V”, mas o suficiente para enfrentar a estradinha para o sítio no final de semana.Para a motorização, pode-se apostar no 1,4-litro, nas versões de entrada, e na 1,8-litro para as mais sofisticadas.
O 2-litros também poderia ser uma opção, mas talvez ele não caiba no cofre do motor.Especulações à parte, e adaptando o ditado popular, quando o mercado diz ou é, ou foi ou será. O Ford EcoSport deve aproveitar bem seus últimos momentos de solidão no segmento que ele inaugurou no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário