O Chevrolet Astra reinou como o único médio bicombustível por mais de um ano. Em outubro, chegou o Fiat Stilo, e, na semana passada, o Volkswagen Golf. Apesar de cilindradas diferentes, os três estão de olho no mesmo consumidor. E, neste comparativo, o Astra mostra que não perdeu a majestade.Equipado com motor 2.0, ele tem o melhor desempenho dos três, segundo o teste Folha-Mauá. Oferece uma relação custo/benefício equivalente à do Stilo, cujo motor 1.8 proporciona uma performance inferior à do 1.6 do Golf. A versão mais simples do Chevrolet custa R$ 49.484, com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Perde, porém, para o Golf nas provas de frenagem.Reflexo do motor de 128 cv (cavalos) quando abastecido com álcool, a aceleração até os 100 km/h acontece em 10,19s no caso do Astra. Mas é preciso mostrar os méritos do Golf: mesmo com 11 cv a menos que o Stilo, ele é mais rápido. Para ir de 0 a 60 km/h, exige 5,13s, contra 5,17s do concorrente.O Fiat, no entanto, é ligeiramente mais ágil. Na prova de retomada entre 40 km/h e 120 km/h, leva 19,63s. O Volkswagen exige 20,19s -para o Astra, com 121 cv, o cronômetro registra o tempo de 16,90s. No duelo Stilo-Golf, a diferença é de apenas 0,06s na variação entre 80 km/h e 140 km/h. Esses números são alcançados com gasolina, quando geram, respectivamente, 112 cv e 101 cv.Imbatível mesmo o Golf é nas frenagens. Equipado com freio a disco nas quatro rodas -os outros dois usam o sistema a tambor na traseira-, ele pára 7,7 m antes do Astra quando os dois estão a 80 km/h. São 35,2 m contra 42,9 m. O Stilo estaciona depois de ter percorrido 38,6 m.Por outro lado, o modelo da Volkswagen perde no quesito preço. Ele custa R$ 47.804, mas seu ar-condicionado custa outros R$ 4.767. Ou seja, sobe para R$ 52.571, e a vantagem que aparece na tabela desaparece na hora de assinar o cheque. Uma boa alternativa é ficar com a série especial Flash, que sai por R$ 51.490 com o equipamento, além de ter rodas de liga leve e trio elétrico.O preço de tabela do Stilo é de R$ 49.370, já com ar-condicionado e trio elétrico. Seus opcionais roubam a cena. Embora a Fiat reconheça que ninguém compre o carro com todos eles, há bancos com ajuste elétrico (R$ 5.068), teto solar panorâmico (R$ 6.793) e kit viva-voz com toca-MP3 (R$ 1.950). Completo, chega a exorbitantes R$ 81.882.O Astra mais caro sai por R$ 69.174. O preço inclui ar-condicionado digital, rodas de liga leve e airbag duplo frontal e lateral, além de seu grande diferencial: o câmbio automático. O Stilo não conta com essa transmissão; no Golf, ela está disponível apenas para a versão com motor 2.0.SeguroMas a pedra no sapato do Golf é seu seguro. Levando em conta uma mesma apólice, o dono de um VW tem de pagar, em média, 35% a mais que seus colegas que dirigem um Astra ou um Stilo. A Volkswagen sabe disso e passou a equipar o médio com rastreador em São Paulo e no Rio de Janeiro.Sorte do proprietário que o Golf é mais econômico. Na cidade, um litro de álcool é suficiente para percorrer 8,4 km, enquanto o Stilo consegue fazer 7,3 km/l. Em percurso rodoviário e usando gasolina, a vantagem do Golf é de 1,2 km/l: são 14,6 km/l e 13,4 km/l.
domingo, 2 de abril de 2006
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