A Suécia sediu no último fim de semana o "Green Swedish Rally", o primeiro rally voltado exclusivamente para carros movidos a etanol (álcool). A prova foi antecedida de uma palestra sobre o uso de biocombustíveis em competições automobilísticas. O evento contou com a participação de Max Mosley, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que demonstrou interesse em introduzir combustíveis renováveis na modalidade.
Green Swedish RallyO rally foi vencido pelo Ford Escort Cosworth da dupla sueca Jonas Kruse (piloto) e Per Schlegel (navegador), seguido pelo pelo Subaru Impreza dos poloneses Oscar Svedlund (piloto) e Björn Nilsson Klättrade (navegador). A competição mostrou que é possível colocar motores de competição para funcionarem a álcool.
Aliás, nos países nórdicos este combustível já é utilizado com grande sucesso em diversas competições, mas utilização nas provas dos calendários FIA ainda é vetada.O álcool combustível, conhecido na Europa como bioetanol, é visto como o mais provável substituto da gasolina. Além da cana-de-açúcar, ele pode ser extraído do milho, da celulose e até da soja. Uma tonelada de matéria prima é capaz de gerar cerca de 400 litros de combustível em refinarias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário