quarta-feira, 8 de novembro de 2006

NO VAPOR

O nome é estranho: alé. Assim mesmo, com letras minúsculas Vem do francês, e é uma exaltação ao movimento. Seria uma interpretação livre da expressão alez!, ou, em bom português, avante!.

No meio de tantos exóticos, nos corredores do SEMA, este triciclo aerodinâmico futurista poderia até passar despercebido. Movido por um motor Honda quatro cilindros, turbinado, com 1,5 litro, ele promete um bom desempenho na pista, mas nada indica que seja um campeão de economia.

Com a mecânica inalterada, apesar de pesar apenas 635 kg, e do desenho aerodinâmico, o alé não ultrapassaria a marca de 29 km/litro segundo os padrões de testes americanos. Mas seus projetistas garantem que ele percorre 39 km com um litro de gasolina.

O que faz a diferença é um sistema de alimentação exclusivo, localizado antes da borboleta de aceleração, que transforma o combustível em vapor. Sempre que o veículo anda em velocidade constante ou o motor não é muito solicitado, os bicos de injeção convencionais são desativados e ele passa a andar apenas com a gasolina vaporizada.

De acordo com o engenheiro-chefe do projeto, o alé pode atingir 100 km/h em apenas cinco segundos, uma aceleração digna de um bom esportivo. Segundo ele, o passo mais importante no desenvolvimento do carro é resolver alguns problemas que ocorrem durante a transição entre o sistema tradicional de injeção e a admissão da gasolina como vapor.

Jorge Meditsch

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