domingo, 12 de novembro de 2006

FORD INCORPORA FABRICANTE DE JIPES TROLLER

Como já haviamos publicado neste blog na semana passada, a Ford estaria negociando a meses com a Troller Cearense.

Abaixo, trecho de reportagem sobre o assunto :

A Ford acaba de incorporar a fábrica de jipes Troller, sediada no Ceará. A assessoria de imprensa de nenhuma das duas montadoras confirma a notícia, que foi publicada primeiro na coluna Brasil Confidencial, da revista Isto É, mas comentários de bastidores de todo o setor automotivo reiteram a informação. Segundo a reportagem da Isto É, a operação visa excluir os jipes T4 e as picapes Pantanal produzidos pela Troller da concorrência com os modelos Ford do mesmo segmento, no caso o EcoSport, que na realidade tem configurações totalmente diferentes do jipão nordestino e atende usuários com perfis distintos, e a linha de picapes Ranger.
Enquanto os jipes Troller T4 são equipados com motores turbodiesel de 3.0 litros, tração 4x4 e reduzida, os EcoSport em sua grande maioria, cerca de 95% do mix, têm tração 4x2 e motorização a gasolina. As faixas de preço totalmente diferentes também indicam que esse não é o objetivo da operação.
Outras especulações apontam a Land Rover, que faz parte do Grupo Ford, como a principal beneficiária da transação. Explica-se: o Defender, este sim um jipão com as mesmas características e aplicações do Troller T4, vem apresentando acentuada queda nas vendas, principalmente após a desativação da sua linha de montagem no Brasil, enquanto os Troller T4 seguem direção inversa, principalmente no mercado nordestino.
A diferença de preço entre os dois modelos, favorável ao jipe brasileiro em quase R$ 50 mil, também é um fator importante nessa equação. Além disso, o mercado militar, antes dominado pelos Toyota Bandeirante e posteriormente pelos Land Rover Defender, vem sendo abastecido cada vez mais pelo Troller T4-M. A pergunta que fica no ar é: “será que a Ford vai desativar a produção dos jipes Troller?”. Criada em 1995 na cidade de Horizonte, no Ceará, a Troller já produziu cerca de cinco mil unidades do modelo, tem 25 concessionárias no país, 48 pontos de assistência técnica credenciados e gera cerca de 400 empregos diretos.

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