segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Veículos de frotas viram um bom negócio em leilões pela internet

Comprar carro em leilão ficou mais fácil com a internet. Veículos de diferentes origens atraem compradores de variados perfis, inclusive os que adquirem automóveis para uso próprio. Esse mercado tem ofertas oriundas de duas fontes. A maioria é retomada de financeiras e seguradoras, de pessoas que não pagaram, sofreram acidentes ou foram roubadas. Seus compradores, em geral, são revendedores, que após uma reforma os levam à "vitrine". Mas existem também os de empresas que renovam suas frotas e atraem consumidores finais.

"Os ganhos podem chegar a 20%, com a compra, por exemplo, de um carro avaliado em R$ 30 mil, por R$ 24 mil", afirma Paulo Scaff, diretor executivo da SuperBid. A empresa costuma leiloar automóveis que estão deixando frotas de companhias como Votorantim, Vale do Rio Doce e Petrobras. E procedência é mesmo a palavra-chave nesse negócio onde não existe garantia, os bens são vendidos "no estado", como sempre diz o leiloeiro, que leva 5% sobre o valor arrematado.

Por isso, é importante saber se é automóvel de uma grande empresa e se ela faz manutenções preventivas, por exemplo. "O mercado sabe que comprar um carro da Petrobras é mais seguro do que de uma companhia desconhecida. As empresas maiores têm manutenção periódica, isso gera segurança", explica.

Nenhum comentário: