A Honda do Japão acaba de anunciar uma excelente novidade para o Brasil. Sim, nossos amigos nipônicos acabam de divulgar uma notícia que, apesar de ser importante para o mundo inteiro, tem um gostinho especial para o mercado brasileiro. Trata-se dos Hondas Civic e Fit com motores FFV (Flexible Fuel Vehicle), que podem rodar tanto com álcool quanto com gasolina. Os dois motores que receberam a nova tecnologia foram: o 1.4 l (Fit) e o 1.8 l (Civic). Segundo o material divulgado, o Honda Fit com o novo motor ganha 3 cv, passando a ter 83 cv de potência máxima e 12,1 kgfm de torque (acréscimo de 0,3 kgfm), utilizando somente álcool. Com gasolina, o desempenho continua sendo o mesmo que o da versão atualmente vendida no Brasil. Em relação ao Civic, usando a mesma base de informação, acontece algo inusitado com relação a potência e torque do novo motor bicombustível. Ao contrário do que se prevê, o motor não ganhou em potência, mantendo os mesmo 140 cv de potência, diminuindo a rotação para 6 200 rpm (100 rpm a menos que a versão atual), e os mesmos 17,7 kgfm de torque com a mesma rotação de 4 300 rpm, isso utilizando álcool. Com gasolina, o motor 1.8 l cai para 138 cv e 17,5 kgfm. Essa pequena queda de potência e torque talvez possa ser explicada pela baixa taxa de compressão do motor Honda 1.8 l, de apenas 9,9:1 (número referente à versão atualmente vendida no Brasil). As duas novidades que foram apresentadas lá fora deverão fazer sua primeira aparição por aqui durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Apesar dessa informação não ser confirmada, segundo o release divulgado pela Honda japonesa, a marca pretende vender os modelos ainda este ano no Brasil, portanto, o salão é uma excelente ocasião para mostrá-los. Ficamos aguardando ansiosos, já que o novo motor deve dar um gás ainda maior para os modelos que andam muito bem nas vendas.
sábado, 7 de outubro de 2006
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