A Toyota Motor, que prevê vendas nos Estados Unidos 10% superiores neste ano, fundiu as suas unidades de fábrica e de engenharia norte-americanas na tentativa de desenvolver veículos mais rapidamente. Essa operação vai supervisionar o trabalho de 28 mil empregados em 15 fábricas de componentes e de montagem de veículos nos EUA, Canadá e México, e nas instalações de pesquisa e desenvolvimento de Michigan, Califórnia e Arizona, disse o porta-voz Dan Sieger. A Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, a unidade combinada, começou a operar ontem. "Isso vai melhorar a velocidade de colocação dos veículos no mercado", afirmou Sieger. "E vai tornar as operações mais eficientes". A Toyota está aumentando a capacidade de produção anual da fábrica norte-americana para 2 milhões de veículos, ao mesmo tempo em que executa um maior número de modelos localmente, como a picape Tundra que chegará ao mercado em 2007. Katsuaki Watanabe, presidente da companhia disse que pretende reduzir o tempo de colocação do veículo em produção - depois de projetado - para algo em torno de um ano, o ritmo mais rápido do setor. Essa fusão não resultará na redução de empregos, declarou Sieger. A Toyota anunciou planos de fundir as unidades em dezembro de 2004. Atsushi Niimi, de 59 anos, chefe da produção global da Toyota, é chairman e principal executivo da nova unidade norte-americana, informou a empresa. Seiichi Sudo, de 54 anos, que anteriormente dirigia a unidade industrial norte-americana, é presidente e diretor de operações da nova companhia. A Toyota, que obtém 60% do lucro operacional nos Estados Unidos, pretende aumentar as vendas globais em 9% neste ano, para 8,85 milhões de carros e de caminhões. As vendas norte-americanas da Toyota, segunda maior montadora do mundo depois da General Motors, cresceram cerca de 8%, em 2005.
Fonte: (Bloomberg News - Gazeta Mercantil)
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