A revista Forbes divulgou este mês a edição 2006 da lista dos carros mais caros do mundo. E, ao contrário do que se imagina, nomes famosos como Ferrari, Rolls Royce e Bentley ficaram de fora dela. No lugar, marcas desconhecidas como Shelby Super Cars e Leblanc. A tradicional DaimlerChrysler, por sua vez, está muito bem representada no ranking com três exemplares: dois Maybach (62 e 57S) e o topo da linha Mercedes-Benz, o SLR McLaren. Se levarmos em conta a origem, os alemães dominam a lista com quatro modelos. Os americanos vêm em segundo, com dois, seguidos por franceses, italianos, suecos e suíços, com um representante cada. No topo do ranking da Forbes está o Bugatti Veyron 16.4, fabricado em Molsheim, na França, e vendido na Europa ao preço astronômico de US$ 1,2 milhão. Dono de um poderoso motor W16 8.0 quadriturbo de 1.001 cavalos de potência, o Veyron é capaz de superar 400 km/h. Na semana passada a Bugatti anunciou que toda a produção do superesportivo para esse ano, limitada previamente em 50 unidades, já estava vendida, e que os interessados em ter o carro teriam de enfrentar uma fila de espera de 15 meses. Na segunda colocação do ranking está o conversível italiano Pagani Zonda Roadster F C12S 7.3, na versão Clubsport. Lançado no Salão de Genebra, no início do mês, o superesportivo tem preço fixado em US$ 667.321, quase a metade do que é pedido pelo Veyron. Ele traz um potente motor V12 7.3 de 650 cavalos de potência. Na seqüência, em terceiro lugar, está o primeiro exemplar norte-americano, o SSC Ultimate Aero. Avaliado em US$ 654,5 mil, o supercarro é fabricado pela Shelby Super Cars, com sede na Flórida, e abriga um motor V8 de alumínio e 1.050 cv de potência, capaz de levar o carro a velocidade máxima estimada de 418 km/h. O exótico desconhecido Mirabeau faturou a quarta posição da lista. Produzido na Suíça, pela Leblanc, o modelo é equipado com um propulsor central de 700 cv e lembra o Audi R8, pentacampeão das 24 Horas de Le Mans. Seu preço: US$ 645,1 mil. O Saleen S7 Twin Turbo reinou no topo da lista em 2005, mas caiu para o quinto lugar. Inspirado no McLaren F1, o superesportivo custa US$ 637.723 e traz um V8 de 750 cv sob a carenagem, capaz de levar o esportivo da imobilidade a 100 km/h em menos de três segundos. Na seqüência está o Koenigsegg CCR, de origem sueca. Vendido na Europa por US$ 545.568, ele usa um propulsor V8 de 806 cv. Até ser desbancado pelo Veyron, em maio do ano passado, esse bólido era o dono do recorde de velocidade de carros em produção. O cobiçadíssimo Mercedes-Benz SLR McLaren aparece na sétima colocação. Para tê-lo é preciso desembolsar nada menos que US$ 452.750. Em janeiro, o modelo, que exibe um vigoroso V8 de 626 cv, desembarcou pela primeira vez no Brasil, para a felicidade de um fazendeiro do sul do país. O ultra-luxuoso Maybach 62, também fabricado pela Mercedes, é o oitavo do ranking. Cotado em US$ 448.153 no mercado europeu, essa limusine de 5,5 metros de comprimento pode ser decorada com itens de ouro no lugar dos acabamentos cromados. Debaixo do capô há um V12 6.0 biturbo de 550 cv. O Porsche Carrera GT, cuja produção se encerra no mês que vem, vem em seguida. Produzido em Leipzig, na Alemanha, o bólido possui um motor V10 5.7 de 612 cv capaz de empurrá-lo até à máxima de 330 km/h. Recentemente, o fabricante reduziu a produção do modelo em 1.250 unidades. O GT está disponível no mercado americano por US$ 440 mil. Fechando a lista, outro representante da Maybach, o 57S (de Spezial), a versão mais esportiva e potente da marca - ele carrega o mesmo V12 6.0, do 62, só que com 604 cv e desenvolvido pela divisão AMG. Suas vendas começaram em agosto do ano passado ao preço nada popular de US$ 430.355.
- 1 - Bugatti Veyron 16.4
- 2 - Pagani Zonda Roadster F C12S 7.
- 3 Clubsport3 - SSC Ultimate Aero
- 4 - Le Blanc Mirabeau
- 5 - Saleen S7 Twin Turbo
- 6 - Koenigsegg CCR
- 7 - Mercedes-Benz SLR McLaren
- 8 - Maybach 62
- 9 - Porsche Carrera GT
- 10 - Maybach 57S
Nenhum comentário:
Postar um comentário