segunda-feira, 27 de março de 2006

Fórmula 1

BMW, Honda, McLaren, Toyota e Renault submeteram suas candidaturas à FIA. "As cinco montadoras unidas através da Associação de Montadoras de Grandes Prêmios submeteram seus formulários de entrada para o Campeonato 2008 de Fórmula 1", dizia um comunicado da GPMA, grupo formado pelos rebeldes.
Antes da confirmação, integrantes da categoria revelaram temor de que as recentes medidas da FIA -impondo como limite para a aplicação dia 31 de março e iniciando um movimento para congelamento do desenvolvimento de motores até 2008- funcionassem como um catalisador para os planos da GPMA.
O grupo ameaçava criar uma categoria rival à Fórmula 1 se não recebesse o montante que acreditava ser justo dos direitos comerciais.O presidente da FIA, Max Mosley, alertou as montadoras de que apenas aqueles que completassem suas aplicações até 31 de março poderiam opinar na criação de novas regras para a categoria. "... as equipes que não fizerem suas aplicações no prazo estabelecido não serão convidadas a participar das discussões sobre a finalização do Regulamento do Esporte", dizia o dirigente em carta enviada às equipes.
Apesar da decisão dos membros da GPMA de apresentarem suas aplicações para a temporada de 2008, isso não significa que seus planos de criarem uma categoria rival estejam completamente descartados -elas não estão obrigadas a permanecer na F-1 até essa data-, mas indica que as chances de uma série rebelde ser colocada em prática são menores."As equipes estão ansiosas pela confirmação da FIA, e para começar as discussões com a entidade para finalizar o regulamento para 2008", continuava o comunicado da GPMA."
Os membros da GPMA estão unidos e comprometidos a melhorar o esporte para o benefício de seus acionistas. Segundo fontes não reveladas da revista inglesa "Autosport", as aplicações para a temporada 2008 da F-1 excederam as expectativas, com muitas equipes independentes se candidatando a uma vaga. Especulações recentes ligaram David Richards, Eddie Jordan e Roger Penske a possíveis candidaturas.

Nenhum comentário: